sexta-feira, 14 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

A Assembléia Geral da ONU proclamou, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.

Coisa que nós Igreja já temos dito a muito tempo.

O Papa Bento XVI na sua visita ao Brasil bem nos lembrou no seu encontro com a juventude: “Não poderá haver verdadeira felicidade nos lares se, ao mesmo tempo, não houver fidelidade entre os esposos. O matrimônio (…) é um grande dom que Deus fez à humanidade. Respeitai-o. Venerai-o”.

Mas o que comemorar neste dia, se a família que é a base, o esteio, o sustento de uma sociedade mais justa, esta totalmente dilacerada, desvalorizada, não só pelos nossos governantes mais por nos mesmos, que não damos o devido valor ao significado de família, se a nossa sociedade esta como está e se nossos governantes são como são à culpa também é nossa, é a falta de colocarmos Deus na família, nos preocupamos tanto com as coisas do mundo que nos esquecemos Dele, o principal dentro de uma família.

A família é sagrada ou pelo menos deveria ser, vemos tantas barbaridades que acontecem, famílias desestruturadas, são tantos tipos de “família” que a sociedade vem pleiteando como se fosse normal, e é puramente falta de religiosidade, falta de Deus, falta de seguir a Lei de Deus, no campo religioso a família é atacada todo o tempo por novos valores, ceitas e filosofias que nossos jovens não conseguem viver e nem defender a sua fé. Acho que neste dia temos que parar e refletir, que tipo de sociedade teremos no futuro se não damos a importância devida à família?

A família é o lugar onde a criança deveria aprender a conviver com as outras pessoas, a respeitar regras, a se comportar bem, a respeitar seu próximo, a ter uma religião e a desenvolver seus sentimentos de afeto, carinho, amor, proteção, mais ao invés disso cada dia a família e mais e mais atacada e massacrada por valores imorais, a família não consegue manter seus laços, raízes e princípios são tantos absurdos que a família já perdeu a sua essência, mais ainda a tempo de reverter este quadro, se unirmos nossos esforços para evangelizar, orar constantemente em todos os momentos de nossa vida, comece a fazer isto hoje, na sua casa, no seu vizinho, no seu bairro, quem sabe na sua cidade, mais principalmente dentro de sua família, temos que mostrar que a família ainda é importante para a sociedade, e que Deus tem um lugar dentro dela, a família precisa de socorro, e só depende de cada um de nós, aí sim este dia terá sentido de comemoração.

“A família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida”. [ Papa João Paulo II ]

Coordenação

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Manual das famílias felizes

- Lar, doce lar? Às vezes as relações de convivência estão mais próximas do vinagre que do açúcar e do afeto. Nenhuma família é um recôndito de paz as 24 horas do dia. De fato, nenhum ambiente onde convivam estreitamente dois ou mais seres humanos pode sê-lo, pelas diferentes formas de se encarar a vida.

No entanto, existem algumas formas de se preservar o afeto, a alegria e a satisfação nas relações mais intensas e ao mesmo tempo mais difíceis, mas também gratificantes e enriquecedoras que mantemos em nossa existência: as que temos com nossos parentes mais próximos.

Na família convém não haver "vencedores ou vencidos", porque, segundo um velho provérbio, "a melhor vitória é aquela na qual ganham todos". A "chave mágica" para consegui-la tem três pilares: harmonia, equilíbrio e comunicação.

- Trate seus parentes como amigos.

Evite reservar sua parte mais sombria - suas queixas, cansaço, impaciência, maus momentos - para dedicá-la àqueles que mais ama.

As relações familiares, assim como as existentes entre amigos, devem ser cultivadas e regadas com respeito, tolerância, demonstrações de afeto e alegria compartilhada. No início pode parecer um pouco difícil dizer o quanto se gosta de uma pessoa, com palavras ou por meio de pequenos gestos.

- Desligue a televisão enquanto come.

A telinha desempenha uma atração quase hipnótica, que em algumas ocasiões faz com que a vejamos como marionetes, sem nos importar com a programação.

A menos que se trate de um programa interessante, é importante apagá-la e aproveitar esses momentos para brincar com seus filhos e o marido e mostrar ainda mais envolvimento na vida familiar.

Não é melhor aproveitar quando todos estão à mesa para falar e compartilhar experiências ou sobre o que aconteceu ao longo do dia, em vez de todos assistirem à televisão como marionetes?

- Preveja os momentos de irritação e mantenha a calma

Em vez de deixar-se levar pela ira, pelo ego ferido ou outras justificativas mesquinhas, que te afastam da real importância de um determinado assunto, procure manter-se centrado na solução, com serenidade e firmeza.

Se você percebe que está sendo levado pela impulsividade, pise no freio, respire profundamente e volta a buscar soluções e saídas, em vez de ficar obsessivo com o problema.

Discutir "em família" as diferentes opções para se sair do atoleiro, é um exercício que dá resultados surpreendentes.

- Peça perdão e tente entender

Em todas as relações próximas e contínuas é fácil "ferir o outro", sem que depois desculpas ou pedidos de perdão bastem. É preciso colocar-se no lugar da outra pessoa para compreendê-la.

- Alguns erros que todos devem evitar:

Recorrer a agressões ou ameaças, revirar o passado, fazer promessas que não podem ser cumpridas, tentar solucionar a vida dos demais, falar em vez de ouvir, dizer as coisas por meio de terceiros, punir alguém por dizer a verdade, querer ter sempre a razão. Se você evitar esses comportamentos e atitudes, sua vida familiar começará a funcionar com menos conflitos e atritos.


Por María Jesús Ribas. E F E - REPORTAGENS
Publicado em Yahoo! Notícias
Publicado no Portal da Família em 01/09/2008

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Educar exige amor


Prof. Felipe Aquino
Foto: Robson Siqueira
João Paulo II dizia que a família é santuário da vida, mas está sendo ameaçada, pois estão criando famílias falsas, alternativas como moeda falsa, e quando você cria uma moeda falsa é crime porque ela desvaloriza a moeda verdadeira. Os filhos são frutos de casais, Deus disse ao casal: “crescei e multiplicai”, é uma ordem de Deus, não é facultativo.

A primeira dimensão do casal é crescer. A mulher tem que crescer por causa do marido, tem que ser mais feliz por causa dele, e o marido precisa crescer por causa da esposa, precisa ser feliz por causa dela. O casamento começa a fracassar quando um não é fermento de crescimento para o outro. Eu tenho certeza que na eternidade Deus vai dizer a muitas mulheres: “muito obrigado porque eu te dei um homem difícil, sem fé, mas você mudou a vida desse meu filho, você o fez crescer, entra para a glória”. E Deus também vai dizer para muitos homens: “eu te dei uma mulher complicada, mas você a fez crescer”. Essa é a beleza do casamento, você vê o outro crescer.

Quando um casal se ama de verdade a educação dos filhos é muito fácil, o exemplo transborda para os filhos, a gente educa os filhos pela vida. Se esse casal vive brigando, não reza, será difícil educar os filhos.

Hoje muitos jovens não querem casar por causa do exemplo de seus pais. Não podemos passar para os filhos essa imagem negativa do casamento. O casamento é obra de Deus, não separe o homem o que Deus uniu, diz Jesus. Por amor aos filhos temos que viver bem, eles têm que ser motivação para que nós casais superemos as dificuldades.

Reze pela pessoa antes de apontar um defeito, aponte primeiro a qualidade, escolha a hora certa para falar, não corrija na frente do outros, corrija com carinho com palavras doces, não humilhando na frente dos outros, não desenterre os erros do passado, todos temos erros, as vezes, numa briga jogamos erros do passado que machuca os outros. Não seja displicente com a pessoa amada. Quando o marido chega, você tem que parar o que está fazendo e recebê-lo. Regue teu casamento. Saiba pedir perdão, perdoe: “eu errei, não vou mais fazer isso”. Todos nós erramos e temos direito de ser perdoados, mas devemos pedir perdão. Quando um não quer, dois não brigam, católico não briga. A melhor educação que damos para os filhos é a nossa vida, filho de peixe é peixinho.
"Corrija com amor, senão mais tarde você não conseguirá educar seu filho", exorta Felipe Aquino.
Foto: Robson Siqueira
Os pais que amam seus filhos os corrigem. Deus deu autoridade aos pais para a correção, é uma autoridade que Deus lhe dá, pois toda paternidade vem de Deus, diz o apóstolo. Não precisa usar de violência, palavras ofensivas. Corrija com amor, senão mais tarde você não conseguirá educar seu filho.

Meu pai sempre dizia: ”não façam nada contra sua consciência, não compensa”. Quando a gente estava numa situação difícil ele dizia: “sustenta o fogo, a vitoria será nossa”. Eu tive um pai maravilhoso.

Para que os pais deem ensinamentos aos seus filhos é preciso que eles conquistem seus filhos. Se você não conquistá-lo, ele não vai te ouvir. Como conquistar um filho? É você fazer o filho ter orgulho de você, um santo orgulho. Dando para ele todo o dinheiro que ele quer? Não! Se assim for o pobre não vai poder conquistar os filhos. Você conquista seu filho não é dando coisas a ele, mas conquista quando você se dá a ele. É claro que a gente pode dar algumas coisas, dentro do equilíbrio, dentro da condição financeira, mas não é isso que vai conquistar.

Você precisa ter tempo para seu filho, gaste seu tempo com seu filho, principalmente quando criança até adolescência. “Ah! Mas tenho as coisas da Igreja”. A Igreja precisa vir em segundo lugar, pois você é pai não é padre. Deus nos dá o tempo suficiente, não somos padres e freiras, somos pais e mães, não podemos deixar nossos filhos carentes de pai e mãe. Deus quer que cuidemos de nossos filhos.
"Não podemos deixar nossos filhos carentes de pai e mãe"
Foto: Robson Siqueira
O casamento é uma missão sagrada e uma parte dessa missão é educar os filhos para Deus. Muito mais importante que criar um computador é criar um filho, um ser humano imagem e semelhança de Deus. “O filho é o dom mais excelente do casamento” (CIC). João Paulo II dizia: “Não tenham medo da vida”. Os casais católicos estão com medo da vida, alguns por comodismo porque filho gasta, dá trabalho... é claro que dá trabalho, é uma pérola. Não tenham medo da vida, a coisa mais importante na vida é a vida. Amem a vida.

Conquiste seu filho dando-se a ele, você não vai mimar essa criança, você vai dar a ela aquilo que ela precisa receber: educação religiosa, moral e intelectual. E isso não é só para o filho pequeno.

Quando for preciso chamar atenção de seu filho reze por ele, e chame a sua atenção em um lugar reservado, nunca na frente dos outros. Uma coisa que precisamos aprender é que pai também erra e precisa pedir perdão ao filho, e você não vai perder a autoridade, seu filho vai te amar mais.

Outra coisa que ajuda a conquistar os filhos é levá-los para Deus. Temos que levar os filhos para Deus, você não vai conseguir levar os filhos para Deus sem antes conquistá-los. Não adianta querer levá-lo pelo colarinho, porque ele vai só até os 15 anos e depois abandona a Igreja. Antes de dizer ao seu filho que Deus o ama, você precisa dizer: “eu te amo”. Ele vai sentir o amor de Deus pelo amor dos pais.

"A bênção do pai fortalece a casa de seus filhos, a maldição de uma mãe a arrasa até os alicerces" (Eclesiástico 3,11). Você precisa abençoar seus filhos.

Fonte: cançãonova.com

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O segredo de um casamento feliz

É impossível um casal pedir perdão um para o outro e dizer “perdoe-me” sem chegar a Deus. Eles não vão chegar a este “perdão humano” se não tiverem a fonte do perdão do Senhor. Do mesmo modo, eles não conseguirão dizer “eu te amo” se não encherem seus corações de amor.

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus; e todo aquele que ama nasceu de Deus e O conhece. Quem não ama, não chegou a conhecer o Senhor, pois Ele é amor” (I Carta de São João 4,7-8).

Se vocês não estão alimentando a espiritualidade – e não adianta falar que a alimenta em casa, pois só há uma maneira de alimentá-la, que é a por meio da Eucaristia –, vocês não vão ficar juntos. É na Eucaristia, na mesa, na comunidade que o casal alimenta sua espiritualidade. Caso contrário, o casal vai deixando de alimentar o coração e a alma; e, em breve, estarão separados.

Nós sabemos o que significa um casal separado. Sabemos o quanto as crianças sofrem, também os adolescentes e adultos. Um casal que não experimenta a espiritualidade jamais saberá o que é o verdadeiro prazer sexual. Pode até saber o que é um prazer mundano, mas o prazer verdadeiro que toma conta da alma, não.

Um aspecto importante é que os casais cristãos precisam, com urgência, aprender a educar a alma um do outro. Por que é tão difícil ajudar o outro a crescer na sua alma? Por que é tão difícil, se você é capaz de dormir junto dele? O mundo de hoje se preocupa tanto com o corpo, mas se esquece da alma.


Trecho extraído da Palestra: “Aprendendo com as histórias do padre Léo”


Assista a esta palestra do Padre Léo:



"In Memoriam"
Fonte:Blog da Redação "cançãonova.com"